Oliveira dos Campinhos - Santo Amaro

Friday, December 29, 2006

O GRITO DO SILÊNCIO III

Ano I-Novembro - 2006


OLIVEIRA DE CAMPINHOS, UMA VILA DE CONTOS E ENCANTOS

Artigo: Pioneiros da Alegria 2.

Quando se comenta sobre o carnaval de Oliveira é impossível não associá-lo a Florinho, a Expedito Oliveira, a Americano, e aos irmãos Silva: José, Antônio, Victor e Manuel.
O ponto de partida da festa carnavalesca se dava sempre a partir do bar do Florinho. Ali aconteciam as primeiras tocatas que antecediam aos ensaios ou gritos carnavalescos.
Nas tardes de carnaval os foliões ficavam sempre na expectativa da saída do Trio Esperança (criado por Florinho, Expedido, Americano e os irmãos Silva), para brincar nas ruas de Oliveira.
Decorava-se a carroceria de um caminhão ou camionete com tecido de chita; no gigante prendiam as cornetas, que emitiam uma sonoridade aguda e contínua. Baterias de carros eram previamente carregadas e colocadas sobre o lastro do veiculo; digo trio improvisado. Alias boa parte de tudo que acontecia ali era improvisado, isso de certa forma era bom, porque víamos neles a boa vontade do fazer por fazer ; destituídos de interesses ou objetivos escusos. O que eles faziam era por amor a terra e pelo desejo de ver os foliões alegres.
As ruas de Oliveira não eram pavimentadas nesta época. Neste momento em que escrevo essa crônica me vem a lembrança das músicas que agitavam a galera nas ruas e becos durante o carnaval: a corre, corre lambretinha, o hino do Bahia entre outras. Era uma poeirada danada que os foliões faziam, embalados pelos acordes emitidos por esses Pioneiros da Alegria. Eram havaianas, chinelos, tamancos, sapatos entre os dedos das mãos ou perdidos na multidão. Suores escorrendo dos rostos, um desce e sobe nas buraqueiras, tombos e esbarrões eram naturais. E o Beco do Fogo (hoje Rua José Regadas, outro grande homem que fez Oliveira andar à frente do seu tempo), parecia que tinha uma peneira no carnaval. Só para termos uma idéia quando o trio entrava no beco, pela Rua da Rodagem, acompanhado de uma grande multidão de foliões, ao chegar a Padaria de Antônio Leão (outro grande avalista do carnaval oliveirense, contribuiu muito com as Comissões Organizadora desse festejo), chegava quase que pela metade. Ai você nos pergunta; Porque? O fato é que a turma de namorados ou parava no beco para um breve namoro, ou partiam para o quintal do Padre, onde hoje funciona o Ginásio local.
À Noite esses ilustres Pioneiros da Alegria faziam o baile no Mercado Municipal, que além de um lugar apropriado para aquisição de condimentos alimentares, servia como espaço cultural de confluência da sociedade oliveirense em reuniões, bailes e outras atividades sociais.
Dos nossos amigos Florinho, Americano e Expedito Oliveira nos resta a saudade dos seus acordes e da dedicação que tiveram para preservação da cultura local.
Aos irmãos Silva, também os nossos agradecimentos, que tenham muitos anos de vida e de dedicação a nossa cultura, principalmente da Festa de Reis, que é comemorada todos os anos no Sitio Bom Jesus.
Talvez se essas figuras não tivessem tido uma ação tão eficiente, ao dedicarem momentos de suas vidas em prol da cultura oliveirense, eu não teria inspiração para relatar esses fragmentos de memória.
Viva o Trio Esperança!
COLUNA DE ESPORTES

“TROFEU QUINCAS CORDEIRO”

Teve início, 22/10/2006, o campeonato de futebol amador de Oliveira de Campinhos. Este ano o troféu para o time campeão leva o nome do memorável oliveirense Joaquim Cordeiro; o “Velho Quincas” (no sábado, 04/11/2006), haverá uma missa na matriz de Nossa Senhora de Oliveira, em sufrágio de sua alma).
O campeonato conta com a participação de oito agremiações, divididas em dois grupos: A e B, compostos cada um por quatro clubes:
Grupo: A Grupo: B
Pameiras Arrastão
Roma Barquinha
São Paulo Catuense
XV Julho Nova Conquista

A primeira partida que abriu a série do campeonato foi entre Palmeiras e XV de Julho, que terminou sem nenhum marcador: 0 X 0 . Na peleja principal, também terminou empatada, porém com o tento para cada equipe: Nova Conquista 1 X 1 Barquinha. Os primeiros artilheiros do campeonato são Sidney da Barquinha e Agenor do Nova Conquista, ambos já despontam com 1 gol cada, nesta primeira rodada.
Apesar das chuvas torrenciais que caíram no estádio Olívio Martins, houve presença de um número razoável de público prestigiando o evento.
Público pagante: 55 pessoas
Não pagante: (adulto) 30 pessoas
Não pagante (crianças): 25 pessoas
A segunda rodada do campeonato foi realizada ontem, 02/10/2006, tendo os seguintes resultados:
São Paulo 1 X 1 Roma
Arrastão 1X 1 Catuense

Publico pagante (adulto): 100
Não pagante (adulto): 36
Crianças: 22
Prestigie o nosso Campeonato.
COLUNA DE EVENTOS

NOITE DE LANÇAMENTO
Quem não foi perdeu. E ai, só na próxima vez.
A noite de sábado, 21 de outubro passado, no Clube da ARGO, foi uma noite de espetáculo apoteótico.
A grande atração foi Rock Mattos com o lançamento do seu novo CD, Xiu, Xiu, Xiu, e paralelamente com a gravação do seu primeiro DVD.
Chegou ao conhecimento de nossa redação que uma platéia grita, pedindo a entrada do cantor principal ao palco, num só coro: “Ou RocK, cadê você, eu vim aqui só pra te ver”, “Ou RocK, cadê você, eu vim aqui só pra te ver”..................
Atendendo ao pedido da platéia, o artísta entrou cantando a principal música do CD e DVD: Xiu, Xiu, Xiu - e o som rolou varando a madruga de sábado para domingo, mesmo com toda chuva que se abatia sobre Oliveira.
Nem com todo o frio a rapaziada perdeu a animação. Tinha uma turma que estava fazendo um verdadeiro espetáculo, mexendo mais do que cobra na areia quente. Compre o DVD e verá.
A festa começou às 22:00 horas, contando também com a participação dos cantores convidados Berg Show, Gari do Arrocha, Cláudio Maia dos teclados e convidados.
A cantora Sara Gleice não pode comparecer ao lançamento por estar cumprindo uma agenda de shows em outro espaço cultural, mas seu outro irmão Berg Show, um dos convidados da noite, fez uma boa apresentação, mostrando a vertente da família para a área musical.
O lançamento contou com o patrocínio da ARGO, da Ericsom, Nico Veio, Bar do Florinho, Mercadinho de Edinho Siqueira e Bar do Nélio.
O CD já está à venda. Compre o seu e passe a prestigiar o artista da terra.
Até o próximo artigo.

Cosme Santiago da Silva Filho
Oliveira de Campinhos, 03 novembro de 2006

0 Comments:

Post a Comment

<< Home